Cycle Syncing, a saúde e o ciclo das mulheres

Até agora sempre nos sentimos escravas das nossas hormonas. Tão depressa estamos a chorar, como passamos a super excitadas no minuto seguinte. Uma montanha russa de emoções, picos de energia e muito cansaço à mistura.

De acordo com um estudo recente publicado na revista Arquivos da Ginecologia e Obstetrícia, as flutuações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual têm um papel crucial nas respostas do organismo. Afectam o nosso estado emocional, apetite, processos cerebrais e muito mais.

É aqui que entra o Cycle Syncing ou Sincronização de Ciclo em português. Foi mencionado pela primeira vez por uma Nutricionista Funcional, Alisa Vitti. – “Assim que as mulheres compreendam estas mudanças hormonais mensais, podem evitar ser dominadas pelas suas hormonas e começar a maximizar todo o seu potencial”

Não existem muitas evidências científicas referentes ao Cycle Syncing e as que existem são antigas, de qualquer forma são coisas simples que podemos experimentar aplicar no nosso dia a dia e que se melhorarem a nossa vida, porque não continuar?

Quem pode beneficiar com o Cycle Syncing

  • sofre de SOP
  • tem peso a mais
  • sofre de cansaço crónico
  • quer a sua libido de volta
  • quer engravidar

Sincronizar a nossa vida com o nosso ciclo ajuda a evitar burnouts e ajuda a manter-nos mais conscientes, todos os dias, para as necessidades do nosso corpo.

Fases do Ciclo

  • Menstrual – estrogénio e progesterona estão baixos, o revestimento do útero (endométrio) é expulso, causando hemorragia
  • Folicular- estrogénio e progesterona estão a crescer
  • Ovulação- pico de estrogénio, a testosterona e progesterona estão a aumentar
  • Luteínica- estrogogénio e progesterona estão altos, se o óvulo não for fertilizado, os níveis hormonais decrescem e o ciclo menstrual começa novamente

 

Maximizar o exercício físico

Menstrual

Movimentos mais ligeiros, como kundalini yoga ou a opção de caminhadas e meditação. Não é uma fase boa para puxarmos por nós fisicamente, mas sim para descansar ao máximo.

Folicular

Cardio ligeiro. As hormonas ainda estão baixas, especialmente a testosterona. Exercícios como caminhadas mais enérgicas, corridas leves ou yoga são mais indicados.

Ovulação

A testosterona e estrogénio estão no auge, pelo que o nosso potencial está no máximo. A energia vai estar num óptimo nível para exercícios de circuito de alta intensidade, assim como aulas de cycling.

Luteínica

O corpo está a preparar-se para mais um ciclo menstrual, pelo que os níveis de energia estão a começar a descer. O melhor é optar por exercícios mais moderados, treinos de força, pilates e versões mais intensas de yoga.

A nutrição conjugada com o Cycle Syncing

As diferentes intensidades de estrogénio, progesterona e testosterona durante o ciclo levam a necesidades nutricionais diferentes e necessidades de desintoxicação. Além disso, comer de 3 ou de 4 em 4 horas reduz os picos de cortisol e leva a menos mudanças de humor.

Menstrual

Chá de camomila ou outros chás mais calmantes, para reduzir as dores abdominais. Limitar alimentos com alto teor de gordura, álcool, cafeína e comida salgada.

Folicular

Tentar integrar comida que metabolize o estrogénio, como brócolos, kimchi e sauerkraut.

Ovulação

Com o estrogénio no seu pico, devemos dar atenção ao nosso fígado, pelo que a ingestão de comida anti-inflamatório está super indicada. Fruta, vegetais e amêndoas serão os nossos maiores aliados.

Luteínica

Devemos comer alimentos que produzam serotonina, como vegetais de folhas verdes, quinoa e trigo sarraceno. Também nos podemos focar no magnésio que combate a fadiga e a libido mais baixa, comendo chocolate preto, espinafres e sementes de abóbora.

 

Todas as mulheres são diferentes e têm os seus próprios ciclos e resposta aos mesmos. Antes de fazerem qualquer alteração no vosso estilo de vida, percebam primeiro qual é o vosso ciclo. Existem imensas apps que podem ajudar como a Glow, a Clue ou a Kindara.

A própria Alisa Vitti criou uma página no instagram onde podem consultar imensas dicas sobre as diferentes fases do ciclo hormonal.

 

 

Este artigo foi baseado num artigo da Healthline.

 

 

 

Escrito por: Joana

Joana. Casada com o João. Mãe do Sebastião. Mãe emprestada de uma Teckel, a Sushi, e de um gato rafeirão, o Tozé. Vive em frente ao mar e adora o campo. Quer alcançar o significado da palavra devagar. Viver devagar, saborear cada segundo e cada detalhe. Ler mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *