Uma casa longe de “casa” e um toque de natal

Hoje é dia 6 de Janeiro, Dia de Reis. A partir de hoje podemos desfazer todas as decorações natalícias que brilharam nestas últimas semanas. E nós queremos despedir-nos em grande deste Natal de 2019 e do ano em que mais crescemos enquanto Fox&June. Assim, nada melhor do que dizer adeus a 2019 e dizer olá a 2020 com uma House Tour ainda a brilhar a Natal!

Esta é a casa da Camila e do Marcelo. É que, apesar de não serem daqui, já é aqui que se sentem em casa. Muito mais do que no Rio de Janeiro, no Brasil. A Camila e o Marcelo são designers. O trabalho deles sempre nos inspirou desde o início deste projecto e quisemos dar-lhes um destaque diferente através desta House Tour em modo Natal.

Já vivem cá há muitos anos e foi aqui que tiveram o Gabriel, agora com dois anos. Mas a família começou mais cedo já com o cão Nicolau, um sénior que já mal ouve e anda, mas que fez sempre questão de ser fotografado durante a nossa visita.

 

 

Fomos recebidas com um aroma delicioso a pão de queijo, receita que se esforçaram para ser perfeita deste lado do oceano. Dizem que não foi fácil, mas que depois de muitas tentativas conseguiram – nós achámos simplesmente delicioso!

A casa é arrendada e já tem alguns anos, mas conseguiram dar-lhe o seu toque muito pessoal e é evidente o bom gosto de ambos. O Marcelo, para além de se dedicar a 100% ao projecto Estúdio Amor, como a Camila, ainda tem como hobby servir o melhor café expresso da zona (mas calma, só para quem os visita) e fazer brinquedos em madeira para o pequeno Gabriel.

O carro que está no quarto dele, assim como a tábua de ferramentas Montessori foram feitas por ele, com o maior carinho. Mas não se dedica apenas a brincadeiras, porque a bicicleta que é o ponto de destaque da sala, levou um ano a ser recuperada. Faz as delícias de quem lá entra!

Todos os detalhes desta casa chamam a nossa atenção. A harmonia que aqui se vive transparece em tudo. As cores, os estilos, o conforto e os elementos de natal, todos em conjunto, para formarem uma sintonia perfeita. Afinal, é esta a época mais bonita do ano, numa casa que não deixa nada ao acaso.

O quarto da Camila e do Marcelo é de uma serenidade imensa e ficamos rendidas quando lá entramos e registamos um momento carinhoso entre o Marcelo e o Nicolau.

Enquanto conversamos com calma acerca da mudança de vida para cá e do trabalho de ambos, vamos registando momentos simbólicos em que a Camila faz as últimas decorações. As peças que está a pendurar na árvore foram feitas por eles com o pequeno Gabriel e guardam todo o significado desta época, a família e o amor que os une.

 

O que vos faz sentir mais em casa?

Estamos em casa quando estamos juntos. Trazemos nossa história em cada um de nós e os objetos que formam a nossa casa são pequenas lembranças dessa história. Esses objetos representam nossas paixões, mas a casa, nosso lar, na essência da palavra, é onde estamos juntos.

Gostam de receber amigos?

Adoramos! Embora a mudança de país traga uma redução dos círculos de amizade, também traz novos amigos muito especiais. E assim foi, aqui conhecemos pessoas incríveis, e adoramos nos encontrar com elas. Tentamos sempre fazer uma reunião sem muita formalidade. Além dos pratos (quase) vegetarianos, tentamos sempre fazer petiscos e doces que gostávamos no Brasil, como o pão de queijo (que depois de muitas tentativas conseguimos reproduzir em Portugal) e o brigadeiro que pelo que dizem, é nossa especialidade. E claro, fechar esses encontros com um bom espresso.

A inspiração para o vosso trabalho acaba por reflectir-se no estilo da vossa casa?

Sem dúvida. Tanto em casa quanto no trabalho, criamos tudo com muito amor e atenção aos detalhes. Acreditamos que o que trazemos para dentro de casa são coisas que representam algo de especial para nós, assim como o trabalho que fazemos para os nossos clientes.

Como adaptaram a casa para receberem o Gabriel?

A adaptação foi algo bem progressivo. Houve o “evento” da montagem do quarto, que é sempre um marco na gravidez, mas depois a casa foi se ajustando naturalmente a ele, às suas necessidades e conforto. Há na casa objetos de todos nós, e ele foi tendo cada vez mais os objetos dele. Hoje vê-se objetos dele por todo lado 🙂

Confessem-nos uma coisa que só fazem em casa.

Há uma coisa sim. Não é que a gente “só” faça em casa, mas gostamos mesmo é de fazer em casa. Assistir filmes! Vamos muito pouco ao cinema, pois o momento de um filminho agarradinho no sofá com o Nicolau esquentando nossos pés, é mesmo sensacional. Ah, e não pode faltar a pipoca doce, que é outra especialidade nossa.

Bom Ano, Camila e Marcelo!
Que se sintam sempre em casa perto de nós e que tragam muitos detalhes bonitos a quem vos rodeia!

Escrito por: Francisca e Joana

Somos a Joana e a Francisca, alinhamo-nos na simplicidade das coisas e complementamo-nos nas diferenças do dia-a-dia. Queremos partilhar o que nos inspira e o que nos leva a ser mais felizes. Acreditamos que esta partilha tem também o poder de inspirar o mundo a fazer o mesmo. Ler mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *