5 receitas que podemos preparar com os nossos filhos

Ontem assinalou-se o Dia Mundial da Alimentação e por isso não queríamos deixar passar em branco esta data tão relevante.

Com o tema na ordem do dia, é fundamental aumentar a consciência do impacto directo que tem na saúde de cada um e também do nosso planeta. Ter uma alimentação saudável é muito mais do que não comer gorduras ou doces. Passa também por minimizar o desperdício, ter uma alimentação variada e equilibrada, saber de onde vem o que temos no prato, respeitar e ouvir o nosso corpo e o dos nossos filhos, informarmo-nos sobre o que faz bem e mal (e não ir só em modas ou tendências) e, claro, pensar numa alimentação que seja sustentável também para o planeta.

É também importante que a casa e a escola sejam os primeiros exemplos na adopção de hábitos saudáveis e que desde cedo consigam incutir a importância de uma alimentação equilibrada a todos os níveis. Neste sentido, a DGS lançou um manual com recomendações sobre a alimentação para bebés e crianças, de acordo com as mais recentes evidências. A maior parte não são novidades, mas sublinha-se a importância, por exemplo, de deixar a criança gerir a quantidade e respeitar os sinais de auto-regulação do apetite ou de excluir qualquer alimento processado durante o primeiro ano de vida (incluindo bolachas), entre outras recomendações.

Além do exemplo pelo que têm no prato todos os dias, pelo que lhes transmitimos ou aprendem na escola, que forma melhor de se envolverem ainda mais neste tema do que prepararem connosco uma refeição?

Aqui ficam cinco ideias de refeições saudáveis e fáceis de preparar que podem ser feitas por toda a família, num momento bom e animado na cozinha.

 

Granola

Há mil receitas e combinações para fazer granola. Basicamente, vale tudo desde que se junte algum tipo de cereais com sementes, frutos secos e um adoçante e/ou gordura vegetal, para ligar a mistura.

Dito isto, a mais básica que costumamos fazer por aqui leva flocos de aveia, sementes de girassol, sementes de abóbora, amêndoas, canela, mel e óleo de côco (ou azeite).

Podem sempre espreitar esta receita (muito parecida com a nossa mas com banana) ou esta, da Made by Choices.

Depois é só guardar num frasco e juntar aos iogurtes, ao leite ou às smoothie bowls.

 

Tacos

Este é um almoço ou jantar divertido de preparar e comer! Podem-se preparar vários ingredientes, colocar em taças e depois cada um monta o seu “taco” à mesa. Ideias: tomate cortado, milho, cogumelos salteados, queijo ralado, alface, pepino, feijão, abacate, azeitonas, frango desfiado ou em tirinhas (opcional). Podem fazer as tortilhas (sempre mais saudável) ou comprar – de preferência integrais.

 

Pizza vegetariana

Pizza feita em casa pode ser saudável e saborosa! A massa, de preferência integral, pode ser preparada na Bimby ou noutro processador, que facilita a tarefa. Faz-se um bom molho de tomate caseiro para a base e depois é só dar asas à imaginação e aos gostos de cada um (e aqui também cada pessoa pode preparar a sua com o que mais gostar).

Cogumelos, manjericão, azeitonas, tomate, mozzarela, pimento, beringela – vale tudo, desde que saudável!

 

Smoothie bowl

Um pequeno almoço ou lanche super nutritivo e com as cores preferidas dos nossos filhos? Uma smoothie bowl é a receita perfeita. As combinações de frutas/legumes também são infinitas e os toppings são mais que muitos. Aqui já tínhamos falado de algumas ideias e basta puxar pela imaginação para criar algo original e que agrade a todos!

 

Bolo de iogurte

Para uma festa ou para uma tarde chuvosa de fim-de-semana, nada melhor do que fazer um bolo, certo? Melhor ainda se for em versão saudável e com instruções para as crianças fazerem sozinhas (com a nossa supervisão!). A receita e as instruções são da “Na cadeira da papa” e podem encontrá-las aqui.

 

Por aqui vamos fazer uma destas receitas no fim-de-semana, e por aí?

 

 

 

Poderão também gostar destes artigos:

 

Alimentação para bebés: dicas & receitas

5 ideias de pequenos almoços deliciosos e nutritivos

Planear as refeições: dicas & ideias

5 receitas vegan

Alimentação Consciente

Escrito por: Francisca

Alfacinha e fã assumida da sua cidade. Nasceu e cresceu em Lisboa e embora adore sair e viajar, gosta sempre de voltar. Gosta de dias de sol, flores campestres, coisas imperfeitas e mergulhos no mar. Ler mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *