5 livros para ler na gravidez

Estou grávida, e agora? Para além das consultas, ecografias e começar a pensar em fazer o ninho, há quem também goste de procurar informação. Porque se é novo nisto ou até para quem até já vai na segunda ou terceira viagem, mas gostava de ter outra abordagem.

Já nos pediram recomendações de livros para ler durante a gravidez e por isso neste artigo decidimos dar algumas das nossas sugestões. Livros mais informativos, técnicos ou até com um tom de humor.

livro

Grávida – livro de instruções

Um livro pequeno, muito prático e com uma abordagem com humor. Lê-se muito bem, está dividido por meses da gravidez, por isso é bom para ir acompanhando. Não é originalmente português, por isso há que ter em conta que nem todos os detalhes (algumas especificidades e termos médicos) estão alinhados com a nossa realidade. No entanto, é uma óptima abordagem para uma primeira viagem, leve, descontraída e ilustrada. Bom também para os pais darem uma vista de olhos e perfeito para oferecer como presente!

 

Socorro!… Sou Mãe

Este livro, da Rita Ferro Alvim, aborda temas como o sono, a higiene, a segurança do bebé ou a amamentação e é ainda incluído um capítulo dedicado à mãe. Conta também com testemunhos de Mães reais, algumas conhecidas de todos nós. É, por isso, uma leitura leve mas informativa, que aborda os detalhes mais ‘técnicos’ do pós parto mas também o lado mais emocional.

 

A mindful pregnancy

Escrito por Andy Puddicombe, fundador do Headspace, uma das apps de meditação mais conhecidas. É um livro que tem uma abordagem mais ‘espiritual’, se quisermos, à gravidez. Está dividido pelas várias fases, desde a concepção, aos trimestres da gravidez, ao parto e pós-parto e, no fundo, ajuda-nos a navegar por toda esta jornada de uma forma mais consciente e tranquila. Tem alguns exercícios e técnicas de mindfulness e relaxamento que se podem praticar nos vários momentos e podem ajudar nas alturas mais críticas desta aventura.

 

O grande livro da grávida

Estive quase para não incluir este, porque não tem muito de fun. É, sim, um óptimo livro técnico/científico, escrito por uma médica obstetra – Marcela Forjaz – e que tem todos os detalhes da gravidez. Para quem (tal como eu) gosta de ir a fundo na questão, aconselho. Não o abri na segunda vez, mas na primeira ajudou-me a esclarecer algumas questões. Para quem ‘stressar’ mais ou preferir não saber tudo (incluindo o que pode correr mal), então não aconselho.

 

Infant Massage – a handbook for loving parents

Este não é um livro propriamente sobre a gravidez, mas mais sobre os bebés. No entanto, foi um dos que li durante a segunda gravidez e adorei, por isso tinha de incluir aqui. A Vimala McClure é uma guru em massagem nos bebés, com imensos anos de experiência, e fala muito sobre a importância do toque e do poder das massagens na comunicação com os nossos bebés. Foi uma descoberta feliz e que me motivou a privilegiar ainda mais o toque, pois está mais que provado que tem benefícios físicos e psicológicos para pais e bebés, e para a relação entre ambos.

 

 

Eram só cinco, mas não posso deixar de referir dois que também me acompanharam – um na primeira gravidez e outro na segunda – e dos quais gostei muito. Um é o Great with Child: letters to a young mother, uma colecção de cartas de uma amiga que já é Mãe para outra que está grávida. Muito intimista, muito real, num tom leve e divertido acerca de algumas questões do mundo da maternidade.

Outro é o da Christiane Northrup, uma médica ginecologista-obstetra, especialista em saúde da mulher. Chama-se Corpo de Mulher, Sabedoria de Mulher, foi-me oferecido por uma grande amiga numa fase muito especial e é uma bíblia – tal como o nome indica – sobre o nosso corpo. Tem um capítulo específico sobre gravidez, que me ajudou muito a confiar mais no meu corpo e a preparar-me para o segundo parto da forma que queria.

Escrito por: Francisca

Alfacinha e fã assumida da sua cidade. Nasceu e cresceu em Lisboa e embora adore sair e viajar, gosta sempre de voltar. Gosta de dias de sol, flores campestres, coisas imperfeitas e mergulhos no mar. Ler mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *