5 histórias para adormecer

Desde que o Sebastião tinha sensivelmente 9 meses comecei a incutir na rotina da noite o momento de leitura. Depois do banho e do pijama vestido, sento-o ao meu colo no cadeirão do quarto e lemos uma história juntos. Bom, facilmente uma passa a duas, três e mais recentemente a cinco histórias antes de o deitar e de lhe dar um beijinho de boa noite. Muitas vezes gosta de repetir alguma delas e é super enriquecedor perceber que ele agora, já com quase 2 anos, mesmo sem saber ler, já sabe a continuidade da narrativa. Já sabe que em certa página há um susto, que noutra a personagem diz “não, não” e já começa a querer ser ele a virar as páginas e a andar para trás e para a frente para que lhe explique algumas ilustrações.

Estas 5 histórias são as preferidas do momento:

Beijinho e até amanhã!

Comprei este livro ainda estava grávida do Sebastião. As personagens são super queridas, tem destacáveis para brincar e a possibilidade de deitar os animais na sua caminha de olhos fechados. Super amoroso.

O livro com sono

Um livro simples. Em que o objectivo é interagir com o livro. Fazer-lhe algumas perguntas, dar-lhe um beijinho. No fundo, a rotina certa antes de o deitar na cama dele.

Boa noite a todos

De um dos meus autores favoritos de livros infantis. As ilustrações são maravilhosas, o formato e tamanho dos livros perfeito para a idade deles. Além de que as páginas são mais grossas e fáceis de manusear para eles. Além deste temos ainda o “Mamã” e o “Oh não Sebastião!” Uma verdadeira ternura sobre os animais que têm sono.

O João e os monstros

Este é o livro preferido de sempre do meu filho. Não há noite que não tenha de ler esta história pelo menos uma vez. Fala sobre o João, que se despede de toda a família na hora de ir para a cama e que tem 4 monstros debaixo da cama. Mas é o João que lhes prega um susto e os monstros fogem do quarto dele porque querem dormir e estão rabugentos. Uma reviravolta deliciosa!

Todos no sofá

Dez amigos que estão no sofá, mas que estão tão apertados pela falta de espaço que resolvem ir saindo um a um. Até ficar apenas o João Preguição a dormir com o sofá todo para ele. Muito engraçado e permite-lhes aprender os números de forma divertida.

E as vossas histórias ao deitar quais são?

 

Escrito por: Joana

Joana. Casada com o João. Mãe do Sebastião. Mãe emprestada de uma Teckel, a Sushi, e de um gato rafeirão, o Tozé. Vive em frente ao mar e adora o campo. Quer alcançar o significado da palavra devagar. Viver devagar, saborear cada segundo e cada detalhe. Ler mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *