Como receber visitas em casa

Se temos visitas durante alguns dias em nossa casa ou apenas por uma noite, queremos que se sintam tão confortáveis como se estivessem em casa. Sejam familiares ou amigos, gostamos que se sintam à vontade, mimados, relaxados e que sintam que a nossa casa pode ser um porto de abrigo. E, na verdade, bastam alguns pormenores simples para que isto aconteça. Sugerimos sempre que experimentem dormir uma noite no vosso próprio quarto de hóspedes ou na divisão onde vão improvisar um, para que se apercebam do barulho, algum detalhe que possa ser melhorado, etc. Depois é só divertirem-se em tornar a estadia das vossas visitas uma coisa natural e não se deixarem levar pela pressão.

A luz perfeita

Uma das coisas que faço quando recebo visitas em casa é, assim que anoitece, ligar a luz da mesa de cabeceira. Assim os hóspedes sabem sempre qual é a divisão onde vão poder guardar as suas coisas, estar à vontade para ir até lá sem ter de perguntar e torna a divisão mais viva e acolhedora.

Têm secador?

Toalhas de diferentes tamanhos ao fundo da cama, secador de cabelo à disposição, um rolo de papel higiénico extra, escovas de dentes novas (para o caso de alguém se ter esquecido de trazer na mala) e creme hidratante ao lado da cama. Até um par de chinelos confortáveis e prontos a estrear. Tenho sempre estas atenções pequeninas, mas que fazem toda a diferença quando queremos evitar perguntas inconvenientes a meio da noite, por exemplo.

Flores para um ambiente rústico

Na cómoda do quarto gosto de deixar um jarro com flores frescas ou pequenos apontamentos nas mesas de cabeceira. Para além do óptimo aroma, também transmite a quem vai dormir naquele quarto que tivemos algum cuidado na preparação da sua chegada. Os mimos nunca são demais.

Estes somos nós?

Sem querer parecer estranha, esta é uma ideia totalmente diferente e inesperada. Muitas vezes temos molduras vazias guardadas em casa, então porque não colocar lá uma foto das nossas visitas, que tenhamos algures no nosso arquivo pessoal, e incluí-la na decoração do quarto? Os hóspedes vão adorar a surpresa e perceber que ali é como se estivessem em casa, rodeados das suas recordações. Se não tiverem molduras extra podem sempre colar nas paredes com washi-tape.

Ler para relaxar

Uma pilha de livros interessantes ao lado da cama. Alguns mais leves, outros mais cómicos, romances ou policiais. Depende do gosto das vossas visitas. E se não souberem qual o género que mais gostam, arrisquem num de cada. Provavelmente um deles despertará o interesse.

Aromas frescos

Velas, aromatizadores, stickers, vale tudo para que quem entre em nossa casa pergunte mas que cheirinho bom é este? Nós temos um cão e um gato pelo que é das coisas que mais tento ter em ordem é que em minha casa o ambiente seja agradável. Tenho sempre uma ou duas velas acesas, normalmente uma no corredor e outra na casa de banho, e uso aqueles ambientadores com pauzinhos na sala. Gosto dos aromas mais frescos, para dar um ar de primavera e de casa de campo.

Tenho sede

Outra dica super importante é ter água acessível às nossss visitas sem que estas tenham de fazer uma excursão nocturna às escuras até à cozinha. Um jarro de vidro e dois copos junto à cama são um pormenor infalível de atenção redobrada.

A minha casa é a tua casa

Se for uma estadia mais prolongada e estivermos à vontade com essa decisão, devemos entregar um par de chaves. É um gesto de confiança e de total intimidade dar acesso pleno à nossa casa, a pessoas que não vivem lá. Mas é sobretudo muito melhor em termos de logística. Assim saem e entram sempre que quiserem, sem ter a obrigação de informar e conciliar horários connosco. Além de que se precisarmos de algum recado, podemos sempre pedir-lhes para ir a casa na nossa ausência.

Uma cama mesmo confortável

Mas o mais importante de tudo é sempre a cama. Uma boa cama, com um colchão confortável, lençóis lavados e de qualidade, têxteis adequados à época do ano, almofadas com um bom toque, manta extra, são o que vão proporcionar uma noite de sono de qualidade. E nada mais crucial do que ver os nossos convidados logo pela manhã de sorriso na cara depois de uma noite bem dormida. Faz-nos logo ganhar o dia.

 

Escrito por: Joana

Joana. Casada com o João. Mãe do Sebastião. Mãe emprestada de uma Teckel, a Sushi, e de um gato rafeirão, o Tozé. Vive em frente ao mar e adora o campo. Quer alcançar o significado da palavra devagar. Viver devagar, saborear cada segundo e cada detalhe. Ler mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *