5 ideias de pequenos-almoços deliciosos e nutritivos

O pequeno-almoço é a a refeição mais importante do dia. Estamos todos fartos de saber isto, mas nunca é demais relembrar. A verdade é que é uma refeição comida à pressa, a maior parte das vezes, entre calçar os sapatos e consultar o e-mail antes de sair de casa. Torna-se rotineiro, sem grande imaginação e muito pouca paciência. Mas nós gostamos de vos inspirar e por isso temos algumas sugestões para que olhem para esta refeição de uma forma mais graciosa. Sim, isso mesmo. O pequeno almoço devia ser em si, um ritual. Recarrega o corpo de energia após uma noite de jejum, em que todas as células que fazem parte de nós se regeneraram. Já pensaram nisso? Então amanhã de manhã (ou ainda hoje), preparem-no com tempo e com amor. Sentem-se por dez minutos a saboreá-lo. Dêem tempo ao vosso organismo para acordar e assimilar todas as coisas boas que vão fazer parte dele em breve:

Papas de Aveia

Naquelas manhãs frias e ainda sem sol nada sabe melhor do que saborear umas papas de aveia ainda quentinhas. Aquece as mãos e o corpo todo e é das refeições mais nutritivas que podemos dar ao nosso corpo logo pela manhã. Também são perfeitas para os nossos filhos, e têm imensas versões para de adaptarem ao gosto de cada um. Podem ser feitas com leite de vaca, bebida vegetal, podem ser adicionados purés de fruta (como pêra ou maçã) ou frutos secos como topping.

As clássicas papas de aveia da Vânia. Para os mais pequenos temos estas receitas super saudáveis e nutritivas da Leonor. E também uma versão para dias mais quentes, como estas papas de aveia cruas?

 

Smoothie Bowl

Estas bowls têm como base a fruta congelada pelo que sabem a gelado logo de manhã! Sou super fã, faço imensas vezes! Basta ter fruta congelada, um processador de comida e alguma imaginação. As combinações são intermináveis, combinações de fruta que mais gostam, juntar iogurte ou bebida vegetal, cacau em pó, spirulina, outros super alimentos que gostem e granola por cima, para tornar toda a experiência mais crocante. Delicioso!

Podemos começar com uma smoothie bowl de banana e morango  e passar depois para esta combinação super improvável (mas que já estou a pensar experimentar este fim de semana!)

Como topping experimentem esta granola ou esta.

 

Tostas com abacate e sumo natural

Aqui não há nada que saber. Torrar pão. Já agora podem aproveitar o fim de semana e provar o maravilhoso pão da Gleba ou a nova padaria em Alvalade, a Isco. Ambas valem mesmo a pena dar lá um saltinho! Descascar um abacate maduro, desfazer com um garfo com um bocadinho de sal, pimenta preta moída na hora e sumo de limão. Depois é só barrar o pão com esta pasta maravilhosa, cheia de nutrientes saudáveis! Se quiserem a versão doce, convido-vos a irem até à Costa da Caparica, no Warung peçam a tosta de acabate – com mel, canela e pólen – DIVINAL. Pela margem sul também podem pedir um sumo de papaia a acompanhar, ou facilmente fazer em casa com a vossa fruta preferida. Ou mais do que uma fruta! Aqui em casa somos adeptos dos sumos com laranja e manga, por exemplo. Mas agora que começam a aparecer os primeiros morangos é de aproveitar!

Batidos

Este tipo de pequeno almoço é ideal quando se tem pouco tempo ou quando precisamos de um pequeno almoço on the go. Basta por tudo dentro de um processador e deixá-lo fazer o seu trabalho. Existem batidos deliciosos, como o de chocolate e amendoim da Joana ou o que mais costumo fazer nas minhas manhãs mais apressadas.

Quando começarem os dias mais quentes vou fazer este batido de iogurte de côco e cacau para o Sebastião (e para mim também!) já que ele está sempre a tentar beber os meus.

 

Panquecas

Esta é daquelas refeições que merece que estejam todos sentados à mesa. Adoro panquecas, mas normalmente reservo-as para o fim de semana quando tenho mais tempo para me sentar e desfrutar delas. Mindful eating, como já falámos aqui. Mais uma vez é um pequeno almoço com imensas variações, podem ser de farinha de trigo, espelta, côco, entre outras. Podem levar ovos ou não. E pensar nos toppings é como entrar num mundo de imaginação.

Podemos começar por estas panquecas de aveia simples.  Passar para umas deliciosas panquecas de espelta e chips de chocolate negro. Acabando com as panquecas para toda a família, incluindo para bebés a partir dos 6 meses de idade, da Leonor.

Bom apetite e bom fim de semana!

 

Fotos retirados daqui.

Escrito por: Joana

Joana. Casada com o João. Mãe do Sebastião. Mãe emprestada de uma Teckel, a Sushi, e de um gato rafeirão, o Tozé. Vive em frente ao mar e adora o campo. Quer alcançar o significado da palavra devagar. Viver devagar, saborear cada segundo e cada detalhe. Ler mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *