5 sítios cool na margem sul

Do outro lado da ponte 25 de Abril existe todo um mundo por explorar. Apenas a 15 minutos de Lisboa, temos imensos sítios para descobrir, muitos com a praia mesmo em frente. São cada vez mais os espaços onde podemos encontrar uma óptima refeição saudável, aproveitar o sol e recarregar energias para os dias mais cosmopolitas. Nós fomos conhecer alguns e todos são agradáveis surpresas:

Aloha

O Aloha dispensa apresentações. Já falámos sobre este espaço que vive ao ritmo das estações neste artigo. Mas não podíamos deixar de referi-lo aqui, porque somos mesmo apaixonadas por este sítio maravilhoso à beira mar plantado e pela história da família que o criou. A Constância espalha sorrisos pelas mesas, ela que é o cérebro por trás da ementa (devido à sua formação em Macrobiótica) e o Tiago prepara na cozinha todos os pratos ao pormenor. Refeições saudáveis, com ingredientes sazonais, opções vegan e as sobremesas são de outro mundo!

Avenida 25 de Abril, Edifício Âncora – Sesimbra

 

Warung

Quase quase com um pé na areia está este quiosque (ao qual as irmãs Warangunezas gostam de chamar casulo) azul forte na Costa de Caparica. É uma questão de estarmos atentos e repararmos para onde vão todos os surfistas ainda de prancha na mão e pés descalços, antes de seguirem rumo às suas vidas. Tem uma esplanada banhada pelo sol e quando a chuva aparece, temos sempre a possibilidade de take-away. A carta é maioritariamente vegetariana, com legumes da horta e o açaí é simplesmente maravilhoso. Sopa do dia, saladas quentes e frias, tostas irreverentes (experimentem a de abacate e pólen) e sumos naturais feitos na hora.

Avenida 1 de Maio – Costa Caparica

 

Encosta

A Brigída e a Teresa são amigas há mais de dez anos e assim que viram esta janela pela primeira vez decidiram alinhar o sonho de ter um espaço para receber todos como se estivessem em casa. Ambas formadas em Nutrição e Cozinha não querem ter rótulos na comida que servem, porque aqui cabem todos os gostos. Os que não consomem açúcar e os que não passam sem ele, com ou sem lactose, vegetariano ou vegan, tudo é preparado com extrema dedicação. Têm uma mesa onde cabe a família toda, um cantinho dedicado aos mais pequenos junto à grande janela com brinquedos e livros, fraldário para os bebés, esplanada e até um espaço para os amigos de 4 patas. Aqui toda a gente é bem vinda como uma grande família!

Rua Engenheiro Henrique Mendia N1 – Costa de Caparica

Koa

A Joana e o Juan arriscaram na vontade de mudar de vida e aliaram a paixão pela boa comida a um espaço precioso na Costa de Caparica. O Koa é inspirado no conceito de “estar em casa”, pois o que podemos lá provar são as receitas caseiras maravilhosas dos dois.  Comer saudável e fresco é o mote, tudo preparado na hora e repleto de sabor. Juntamos uma boa música ambiente e temos uma refeição de sucesso, onde nos podemos sentar no sofá das avós, enroscados nas mantinhas, para nos aquecer nestes dias mais frios. A escolha entre os diferentes menus de brunch e as panquecas será a decisão mais difícil que vai ter por aqui, ou então é uma questão de escolher ambos!

Rua João Inácio N22 – Costa de Caparica

 

Ahoy Coffee Bar

Pirates, Sailors & Mermaids, é assim que se identificam. Um ponto de paragem obrigatória para quem gosta de surf, porque o seu slogan é nada mais nada menos do que “Love the food Destroy the Waves”. Muito perto do mar da Costa de Caparica servem comida fresca e saudável. Sumos naturais, sanduíches recheadas de verduras, bruschettas, saladas e taças de fruta. Tem também cervejas artesanais portuguesas para quem não dispensa uma bebida fresca nos dias de calor. O ambiente é irreverente e surpreendente!

Avenida General Humberto Delgado N27 – Costa de Caparica

 

 

Escrito por: Joana

Joana. Casada com o João. Mãe do Sebastião. Mãe emprestada de uma Teckel, a Sushi, e de um gato rafeirão, o Tozé. Vive em frente ao mar e adora o campo. Quer alcançar o significado da palavra devagar. Viver devagar, saborear cada segundo e cada detalhe. Ler mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Adorei este artigo. Já tenho 4 novos sítios para experimentar, pois o Koa já conheço. Já agora, deixo também uma sugestão… Chama-se Xexexe, na Costa da Caparica, e além da comida ser toda feita no momento, ser saudável é deliciosa, os donos são espectaculares e recebem cada cliente como se fosse da família. Experimentem!