A minha rotina da noite

Estamos a chegar ao final do ano e os dias são mais pequenos e com menos horas de luz. O que implica aproveitar melhor a nossa casa e ter mais tempo para cuidarmos de nós e da nossa pele. Mas com filhos parece que o tempo não estica e acabamos por apenas fazer o indispensável para nos sentirmos bonitas.

Normalmente jantamos os três por volta das sete e meia. Desde que fiz o curso de alimentação percebi a importância de jantar cedo e preferimos alterar a nossa rotina que antes era a de jantarmos a dois apenas depois de deitar o Sebastião, por volta das nove. A essa hora estávamos esfomeados e acabávamos por comer mais do que o necessário e quando nos deitávamos ainda nos sentíamos cheios. Mas é importante para o nosso organismo que já tenha feito a digestão completa antes de irmos para a cama, para se focar em regenerar durante a noite e não em digestões complicadas. Para além disso, assim conseguimos mais tempo a três e é uma óptima forma de levar o Sebastião a ter mais interesse na nossa comida, que é à base de vegetais e leguminosas.

No final do jantar, por volta das oito/oito e meia dou banho ao Sebastião e o João fica encarregue de limpar e arrumar a cozinha. Depois é hora de lhe vestir o pijama já no quarto quentinho, a média luz, cantamos os dois, conto-lhe uma história (às vezes duas ou três, conforme ele quiser), beijinho e cama.

Assim que o deito e enquanto o João passeia a nossa cadela, é quando tenho tempo só para mim. Começo por vestir o pijama e limpar a minha pele. Vou variando os produtos ao longo do ano consoante as necessidades. Tenho a pele do rosto com tendência a imperfeições e normalmente uso produtos para essa característica, mas estes dias de sol e vento frio deixam-na mais ressequida pelo que alterno entre uns e outros.

Gosto da sensação de cara lavada e por isso uso o gel micelar em círculos na pele e depois passo por água ou o sabonete natural de azeite, que compro no Miosótis. Alguns dias uso a gama completa da Caudalie para peles oleosas, a Vinopure (tónico, sérum e matificante), mas nos dias em que está mais seca opto apenas pelo creme hidratante.

Depois sentamo-nos os dois no sofá com uma caneca de chá. Gosto muito do chá de 3 anos (que já falei aqui) ou quando estamos a precisar de um boost de imunidade faço um de gengibre, curcuma, limão e canela. Delicioso e reconfortante enquanto vemos uma série ou lemos. Gosto destes inícios de noite para por a leitura em dia, ultimamente, com dois quadradinhos de chocolate preto.

Por volta das onze vou até ao quarto do Sebastião, aconchego-o, faço-lhe uma festa no cabelo e vou-me deitar. Ao lado da cama tenho sempre um creme hidratante para as mãos, agora estou a adorar o da Apivita e uso-o para fazer efeito durante a noite. Se estivemos a ver uma série, leio algumas páginas antes de adormecer, senão tenho a App HeadSpace para me ajudar a meditar uns minutos e esvaziar a cabeça dos pensamentos do dia.

 

E as vossas rotinas quais são? Conseguem alguns minutos para vocês?

Escrito por: Joana

Joana. Casada com o João. Mãe do Sebastião. Mãe emprestada de uma Teckel, a Sushi, e de um gato rafeirão, o Tozé. Vive em frente ao mar e adora o campo. Quer alcançar o significado da palavra devagar. Viver devagar, saborear cada segundo e cada detalhe. Ler mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *