A minha rotina para começar o dia


Uma rotina matinal pode dar o mote para o resto do dia. Começar o dia com calma, com coisas que nos façam bem, com uma rotina de alguma forma inspiradora, é fundamental para um dia mais produtivo e com mais energia. Neste momento da minha vida, tenho menos tempo do que gostaria para dedicar a rituais para começar o dia, mas não abdico de alguns minutos para uns momentos de self-care.

Não sou, nunca fui, uma morning person. Admito que acordar cedo tem os seus benefícios e vantagens. Já houve fases da minha vida em que até ia ao ginásio logo de manhã, antes de ir trabalhar, e até parece que o dia rende mais. Mas é à noite que me sinto mais inspirada e mais produtiva.

Acho que isso não muda de repente, mas com filhos, sobretudo bebés, há, necessariamente, alterações. Não dá para fazer snooze muitas vezes, e à noite vou para a cama muito mais cedo, sobretudo nesta fase, em que tenho um bebé a dormir no meu quarto e que ainda não me deixa dormir muitas horas seguidas.

 

A minha rotina matinal

 

O despertador, seja o do telemóvel, o Lourenço a chamar ou a Teresinha a acordar, toca cedo, todas as manhãs.

Neste momento ainda nos estamos todos a adaptar ao novo ritmo com um bebé de dois meses em casa. Não há ainda grandes rotinas, pelo menos em termos de horas, porque a hora de acordar pode ser diferente todos os dias. Mas há um miúdo para vestir, um bebé para alimentar, pequenos-almoços para fazer.

Os ‘mínimos olímpicos’, nesta fase, são: arranjar-me, vestir o Lourenço, dar-lhe o pequeno-almoço e levá-lo à escola e garantir que a Teresinha fica alimentada. Na maior parte dos dias, só quando regresso a casa é que tomo o pequeno-almoço, com mais calma. Mas não dispenso o meu chá, uma das primeiras coisas quando acordo e, antes de sair, um café com leite vegetal, para acordar.

 

 

Na minha rotina ideal (ou nos dias em que tenho mais tempo), bebo um chá quando acordo e organizo o que for preciso: qualquer coisa que é preciso levar para a escola, adiantar pequeno-almoço, arrumar alguma coisa. Se tenho mais tempo, faço uma máscara hidratante enquanto faço algumas destas coisas. Aplico na cara, 10-15 minutos, e depois tiro no banho. É meio caminho andado para começar logo o dia com uma pele mais fresca e melhor cara.

Depois do banho, ponho creme hidratante. Neste momento, uso o creme reafirmante da Isdin na barriga e nas zonas mais críticas do pós-parto.

Um sérum e creme hidratante na cara (vou variando entre dois ou três que tenho), corrector para olheiras e algumas imperfeições, pó e blush, são os mínimos. Preciso disto, sobretudo no Inverno, para me ver com um ar mais saudável. Uma máscara de pestanas também faz parte dos básicos, ainda que não use todos os dias. Demoro menos de cinco minutos nesta rotina, mas é sagrada.

Gosto de começar o dia, geralmente, com um batido cheio de fruta (mais no Verão) ou umas papas de aveia ricas e reconfortantes, no Inverno. Vou variando, e às vezes também faço panquecas ou então uma tosta com abacate ou ovos.

Há um dia por semana em que conseguimos tomar o pequeno-almoço todos juntos e nesse dia, normalmente, não sou eu que tenho de levar o Lourenço à escola, por isso também acaba por ser mais tranquilo.

Antes dos filhos, ou mesmo há pouco tempo quando era só um, conseguia ter outro tipo de rotinas e rituais. Meditar um bocadinho, fazer uns alongamentos ou começar o dia com exercício, por exemplo. Óptimos hábitos de que sinto falta, mas que agora simplesmente não consigo encaixar. Sei que daqui a uns tempos será possível outra vez, por isso o melhor agora é ser flexível e aceitar que esta correria de manhã é assim mesmo.

 

E por aí, como são as vossas manhãs? Têm uma rotina fixa? Como gostam mais de começar o dia?

 

Escrito por: Francisca

Alfacinha e fã assumida da sua cidade. Nasceu e cresceu em Lisboa e embora adore sair e viajar, gosta sempre de voltar. Gosta de dias de sol, flores campestres, coisas imperfeitas e mergulhos no mar. Ler mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *