Natal orgânico

Natal orgânico. Foi este o mote da produção de Natal que fizemos com a Continente Magazine. Aceitámos o desafio para fazer o styling desta edição e o resultado não podia ter sido melhor. Alinhado com um espírito minimalista e menos consumista, recolhemos materiais e produzimos tudo isto quase a custo zero.

Conseguimos uma mesa simples e despretensiosa mas bonita e original, uma coroa diferente, ideias para fazer embrulhos, entre outros pormenores. Materiais naturais e orgânicos, para um Natal mais consciente e sem desperdício.

Deixamos algumas dicas e ideias muito simples, para quem quiser ter um Natal mais sustentável e bonito!

 

Centros de mesa

Um centro de mesa que possa ser transformado depois numa jarra bonita, por exemplo. Escolher um ou dois tipos de verdes e ‘construir’ o centro com a forma e tamanho desejados.

Neste caso, utilizámos eucalipto de folha redonda, mas este tipo de centro também fica bonito com pinheiro ou cedro.

Depois de fazer a ‘base’ do centro, com os verdes, podem-se acrescentar pequenos elementos que vão dar cor e vida: azevinho, outras folhas ou flores (até secas) frutos secos (como nozes), romãs, pinhas. Tudo isto pode ser apanhado directamente da natureza e reaproveitado, por isso o custo pode mesmo ser zero e o desperdício também!

Frascos pequenos com velinhas também são uma ideia.

Para dar um toque diferente, uma ideia é pintar as pinhas. Neste caso utilizámos um spray dourado, mas também é uma boa ideia serem os mais novos a decorar as pinhas e é uma óptima sugestão de actividade para fazerem durante o advento.

 

Coroa

Podem-se fazer mil combinações de coroas bonitas. Neste caso, optámos claramente pelo ‘menos é mais’ e recorremos apenas ao eucalipto (tal como no centro de mesa) e às laranjas secas no forno. Esta é a parte talvez menos ‘sustentável’ desta produção, porque as rodelas de laranjas devem ficar cerca de 3 horas no forno a uma temperatura média/baixa, mas pode-se aproveitar enquanto o forno está ligado para outras coisas, para o impacto não ser tão grande.

 

 

Embrulhos

Para embrulhar presentes de forma original basta dar asas à imaginação. Reutilizar jornais ou revistas, ou mesmo páginas de livros antigos pode ser uma ideia. Utilizar papel pardo e, com carimbos, escrever frases. Deixar os mais novos decorarem o papel também pode ser uma forma de obter embrulhos personalizados e originais.

 

Decorar a casa

Pela casa, podemos fazer diversos apontamentos. Frascos diferentes com velas, troncos de madeira, utilizar as laranjas também para decorar a árvore de Natal, colocar um apontamento nos guardanapos, são apenas algumas ideias.

 

Esperamos que vos tenhamos inspirado e que criem as vossas próprias decorações sustentáveis!

Não deixem de comprar a revista, à venda durante este mês no Continente, para verem em mais detalhe estas ideias e receitas deliciosas para experimentar neste Natal.

 

Escrito por: Francisca

Alfacinha e fã assumida da sua cidade. Nasceu e cresceu em Lisboa e embora adore sair e viajar, gosta sempre de voltar. Gosta de dias de sol, flores campestres, coisas imperfeitas e mergulhos no mar. Ler mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *