Olá Dezembro

Começamos o último mês do ano com um misto de nostalgia pelo ano que está a terminar e adrenalina pelo que aí vem. 2018, com os seus altos e baixos, foi um ano de muitas coisas boas – entre elas, a criação do Fox & June. Mas 2019 adivinha-se promissor e pode ser o ano em que começamos a colher o que fomos plantando ao longo dos últimos tempos.

Seja como for, Dezembro é sempre o mês do rebuliço e das festas, das luzes e das lareiras, do frio e do Natal.

Para o aproveitarmos da melhor forma, nada como tirar uns momentos para planear. Colocar mais intenção e foco na forma como queremos viver estas épocas mais atarefadas é uma forma de nos obrigarmos a pensar e a estar mais presentes, sem sermos apanhados na correria dos acontecimentos.

Por isso, deixamos aqui o desafio e algumas ideias para ajudar a planear este mês e o fim-de-semana que está já aí à porta e vivê-los da melhor forma!

Fazer um calendário do advento é uma forma bonita de viver esta época até ao Natal. Quem não teve aqueles dos chocolates? (e quem nunca abriu as ‘janelinhas’ todas antes de tempo?!). A ideia é criar um calendário para toda a família, personalizado, com pequenas surpresas ou actividades para cada dia.

Cá por casa vamos usar este calendário, simples e bonito, que pode ser adaptado. Vou colocar dentro de cada dia uma ideia de coisas para fazermos e todos os dias vamos abrir esse dia, juntos. Vamos ter coisas como fazer um bolo, fazer um desenho para oferecer, tirar fotografias de família ou ir ver as luzes de Natal. A Filipa, do Slower, também dá aqui algumas ideias para este tipo de calendários.

É também a altura ideal para pensar no que queremos oferecer neste Natal. Quanto mais planearmos, mais hipóteses temos de fazer escolhas conscientes e com sentido. Oferecer experiências, mais do que coisas materiais, é o que me faz cada vez mais sentido. Mas também há muitas ideias de presentes sustentáveis, de marcas pequenas, nacionais, que podemos (e devemos) apoiar.

Uma ideia que adorei também foi a da Filipa, oferecer um ano mágico. Um presente que contém um ano de experiências. Doze mais precisamente, em vales num caderno. Cada página exibia uma proposta e espaço para registar a sua memória, com desenhos, escrita ou colagens. É um presente para grandes e pequenos, que leva a quem mais gostamos o nosso tempo e atenção. Na verdade, é um presente que até podemos oferecer a nós mesmos – às vezes somos bem mais generosos com os outros do que connosco e esquecemo-nos de nos mimar. A Filipa aceita encomendas para personalizar este presente, mas só até dia 10!

 

Por esta altura começam os mercados de Natal e não faltam propostas. Este fim-de-semana, sugerimos o (sempre) imperdível Market Stylista, que promete uma selecção impecável de marcas nacionais. Esta edição realiza-se no Pavilhão Carlos Lopes, mesmo no centro da cidade.

Outras sugestões são o Mercado de Natal do Campo Pequeno e o Homy Pop Up, em Cascais. São centenas de marcas nacionais, com produtos originais, processos de produção e comércio justos, que vale a pena conhecer e apoiar!

 

Para os mais pequenos e para um programa em família, existem muitos espectáculos e teatros. No radar aqui de casa andam, por exemplo, o musical Zoo e o Madagáscar.

 

E, se ainda não fizeram a árvore e os enfeites de Natal, este também é o momento para o fazer 🙂

 

Bom fim-de-semana!

Escrito por: Francisca

Alfacinha e fã assumida da sua cidade. Nasceu e cresceu em Lisboa e embora adore sair e viajar, gosta sempre de voltar. Gosta de dias de sol, flores campestres, coisas imperfeitas e mergulhos no mar. Ler mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *