5 receitas vegan

Estamos numa fase de mudança. Estudos são feitos todos os dias para analisar o impacto de certos alimentos no nosso organismo e também no nosso planeta. Sabemos que nos próximos dez anos muitas coisas vão mudar e a alimentação é a prioridade. Não apenas pelas mudanças no paradigma das doenças crónicas, mas também pela sustentabilidade. Partilho convosco 5 receitas vegan que aprendi no meu recente curso de alimentação e que já fizemos e adorámos cá em casa (inclusive o Sebastião). São super fáceis de preparar, com alimentos muito simples e são óptimas para toda a família!

Pataniscas de grão, cebola e salsa

Ingredientes: 1 chávena de farinha de grão de bico, 1 chávena de água, sal marinho, 1/2 cebola picada, 1/2 ramo de salsa picada

Misturar a farinha e a água, temperar com sal. Juntar a cebola e a salsa e envolver. Colocar colheradas de massa numa frigideira untada com azeite. Deixar dourar de ambos os lados. Retirar para um papel vegetal.

Nota: No dia em que fizemos esta receita decidimos juntar alho francês e coentros. Podem variar imenso os ingredientes desde que estejam picados! Divirtam-se!

 

Sopa de Miso com Noodles

Ingredientes: 2 cebolas cortadas aos pedaços, 2 cenouras cortadas aos pedaços, 1/4 de couve em juliana, 1 cm de gengibre ralado, 2 dentes de alho picados, água, 2 c. sopa de molho de soja, noodles de arroz,  2 colheres de sopa de miso

Refogar em lume alto todos os ingredientes menos o miso, o molho de soja e os noodles. Quando os legumes começarem a murchar, juntar a água a ferver e o molho de soja. Tapar a panela e deixar cozinhar 30 minutos. Depois retirar do lume e acrescentar os noodles e o miso. O miso nunca deve ser adicionado com a água a ferver, porque perde as suas propriedades.

Nota: Esta sopa é super reconfortante e um boost incrível para o sistema imunitário nesta estação! Comprem o miso em supermercados de produtos biológicos e nunca pasteurizado. Nós cá em casa usamos o miso de arroz integral.

Panquecas de trigo sarraceno com gengibre e canela

Ingredientes: 1 chávena de trigo sarraceno demolhado durante a noite, 1/4 chávena de água, 1 c.chá de gengibre em pó, 1 c.sopa de canela em pó

Triturar tudo com a varinha mágica, colocar colheradas numa frigideira untada com azeite. Servir com fruta fresca.

Nota: Se não são fãs de gengibre ou canela podem adicionar outros sabores. Gengibre e raspas de lima ou cacau cru em pó ficam lindamente. Se preferem uma versão mais doce podem adicionar uma banana bem madura esmagada.

 

Puré de batata doce, feijão branco e cebola caramelizada

Ingredientes: 1 cebola cortada, azeite, 2 batatas doces, 1 chávena de feijão branco cozido, 1/2 chávena de bebida de soja, sal, pimenta preta

Cozer as batatas doces sem casca, caramelizar a cebola com um fio de azeite em lume brando até ficar tenra e dourada. Misturar a batata, a cebola e o feijão e triturar. Adicionar água da cozedura da batata ou bebida de soja se necessário para ficar cremoso. Rectificar os temperos.

Nota: O Sebastião comeu este puré às mãos cheias! Até deu gosto de ver e é óptimo por ser rico em fibra e proteína vegetal.

 

Salada de couve roxa e branca e miso branco e limão

Ingredientes: 1/2 couve branca cortada fina, 1/2 couve roxa cortada fina, sementes de abóbora, sumo de 4 limões, 1 c. de sopa de miso branco, 1c. sopa molho de soja, sal marinho, azeite

Massajar as couves, misturar todos os ingredientes do molho e juntar à salada, polvilhar com sementes de abóbora.

Nota: Um acompanhamento super saudável para acompanhar qualquer prato, para entrada de um jantar de amigos ou como snack!

 

foto 1 by Hermes Rivera on Unsplash
foto 2 by Nathalie Jolie on Unsplash

 

 

 

 

 

Escrito por: Joana

Joana. Casada com o João. Mãe do Sebastião. Mãe emprestada de uma Teckel, a Sushi, e de um gato rafeirão, o Tozé. Vive em frente ao mar e adora o campo. Quer alcançar o significado da palavra devagar. Viver devagar, saborear cada segundo e cada detalhe. Ler mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *