5 ideias para snacks práticos e saudáveis

Ideias para snacks práticos, rápidos de preparar e saudáveis on the go?

Hoje trazemos algumas opções, seja para comer em casa ao final do dia (chegar a casa cheio de fome, mas ainda ter uma ou duas horas até ao jantar, em que pelo meio precisamos de energia para a logística toda com os miúdos – quem nunca?), seja para levar connosco para qualquer lado. Opções práticas, que não demoram nada – ou quase nada – a preparar. Óptimas para qualquer hora do dia, ou até para comer antes de ir ao ginásio, por exemplo.

Palitos de vegetais (opcional: com hummus)

Vegetais crus – cenoura, courgette, pimento ou pepino, cortados numa caixinha. Opção mais simples ainda: descascar umas cenouras e levar mesmo assim (adoro, sobretudo para levar para a praia!). Outra opção, um bocadinho mais ‘sofisticada’: levar também uma caixinha com hummus que sobrou da entrada de um jantar, por exemplo, ou que podemos fazer no início da semana em quantidade e levar ao longo de vários dias.

Fruta (maçã, pêra ou banana) com manteiga de amêndoa ou amendoim

Um óptimo snack pré-treino, já que dá um boost de energia óptimo para fazer desporto – mas também pode ser bom a qualquer outra hora do dia.

Bolinhas energéticas

É o que demora mais tempo a fazer mas mesmo assim é super prático e tem a vantagem de que se pode fazer em alguma quantidade ao fim-de-semana e conserva-se bem no frigorífico – dá para a semana toda!

Existem imensas receitas, com alguma variação dos ingredientes – algumas ideias aqui, aqui e aqui.

Fruta desidratada ou seca

É fácil encontrar aquelas embalagens de fruta desidratada já em muitos sítios – não alimenta muito, é certo, mas sempre dá para ‘enganar a fome’. Mas para mim, boa mesmo é a fruta que se encontra nos sítios que vendem a granel (morangos ou alperces, por exemplo) e que quase parece que estamos a comer gomas!

Tostas integrais ou de arroz

Com um ovo cozido, um queijo babybel, ou outra coisa que apeteça e esteja à mão.

 

E ainda, mais ideias: frascos preparados de véspera ou para toda a semana (ex: pudim de chia); chocolate preto; frutos secos; um sumo ou batido (feito em casa ou comprado, se tivermos algum sítio por perto ou no caminho que venda).

 

Imagem by OLA Mishchenko on Unsplash

Escrito por: Francisca

Alfacinha e fã assumida da sua cidade. Nasceu e cresceu em Lisboa e embora adore sair e viajar, gosta sempre de voltar. Gosta de dias de sol, flores campestres, coisas imperfeitas e mergulhos no mar. Ler mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *