Truques para manter uma relação feliz

As relações duradouras não acontecem por acaso. Têm de ser trabalhadas, construídas, descontraídas (assim como reinventadas) e alimentadas pelas duas partes para garantir o seu sucesso. E a sua felicidade. Uma relação só vale a pena se ambos estiverem felizes. Mas o stress, o trabalho, os filhos, as famílias de cada um e mesmo a vida em si tendem a desgastar o que no início parece sempre perfeito. 

Hoje deixamos alguns truques para uma relação feliz, vindos de casais felizes. Casais que simplificam a relação, reduzem o stress que vem “de fora” e implementam coisas simples para se manterem conectados um ao outro:

1. Viver sobre o princípio de “uma coisa por dia”. Todos os dias fazer alguma coisa que demonstre apreciação e amor pelo outro. Como deixar bilhetes inesperados, abraçarem-se durante um minuto ou fazer o pequeno almoço.

2. Ir ao restaurante favorito perto de casa uma vez por semana, de preferência sempre no mesmo dia da semana. Torná-lo num lugar seguro para falar sobre o que sentem nesse momento, seja bom ou mau. Tentar sempre mostrar ao outro o lado positivo e dar uma nova perspectiva a coisas que parecem estar estagnadas.

3. Investir numa babysitter de vez em quando ou recorrer aos avós (duas vezes por mês pelo menos) e durante essas horas a dois não falar de trabalho ou dos filhos.

4. Cozinhar a dois enquanto ouvem as vossas músicas preferidas. Ajuda a restabelecer a conexão e a intimidade à volta da comida. O resultado é uma refeição deliciosa preparada com muito amor.

5. Definir um dia da semana para verem um filme. Se tiverem filhos, depois de os deitar nesse dia um bocadinho mais cedo. Cada semana a escolha é de um e no final comentar o mesmo e falar sobre a perspectiva de cada um e o que sentiram.

6. Meditar juntos, ler os mesmos livros ou fazerem exercício em conjunto. Possibilita centrarem-se ambos na mesma coisa e terem tempo para os dois em que estão focados na mesma situação.

7. Ao jantar desligar tudo o que seja ecrans. Telemóveis, televisão, tablets, etc. Substituir a luz dos candeeiros pela luz das velas e falar apenas sobre o dia ou definirem os próximos planos.

8. Fazer uma caminhada juntos algumas vezes por semana. Seja no parque perto de casa, à beira mar ou simplesmente pelas ruas do bairro. É óptimo para uma longa conversa a dois, para relaxar e focarem-se em vocês, pôr as coisas em perspectiva e reconectarem-se.

9. Sentarem-se os dois e dizerem o que sentem. Existe alguma coisa que vos está a chatear? Em vocês mesmos ou no outro? Fazer o esforço de ouvir o outro, abrir as linhas de comunicação na relação. Tudo se resolve com uma boa conversa sem distrações.

10. Explorar novos sítios ao fim de semana. Seja um novo mercado, um museu, uma galeria de arte, um parque ou um restaurante. Ter aquela motivação durante a semana de onde ir e planear esse momento a dois.

11. No final do dia dizerem um ao outro o que mais gostam no outro. Uma palavra, uma frase uma acção. Elogiar. Dizer o quanto gostamos da outra pessoa. É saudável para a auto-estima e obriga-nos a parar e pensar no que nos levou a apaixonar um pelo outro.

Confesso que cá em casa já fazemos algumas destas coisas. As horas de jantar, depois de deitar o Sebastião são sagradas. Não existem telemóveis ou televisão. Também usamos e abusamos dos avós (e eles adoram) para irmos jantar os dois e pelo menos duas vezes por mês termos a noite só para nós. Para ir ao cinema, passear, conversar descontraidamente no sofá e ficarmos na ronha na cama no dia seguinte de manhã. São coisas simples, fáceis de implementar e que nos recordam que antes de tudo o resto, nós escolhemos aquela pessoa por algum motivo. Relembrem um ao outro esse motivo sempre que consigam.

 

E vocês? Quais são os vossos truques para manterem a vossa relação feliz? Vão implementar algum destes na vossa relação?

 

Artigo baseado neste. 

Fotografia:  Mafalda Rodrigues

Escrito por: Joana

Joana. Casada com o João. Mãe do Sebastião. Mãe emprestada de uma Teckel, a Sushi, e de um gato rafeirão, o Tozé. Vive em frente ao mar e adora o campo. Quer alcançar o significado da palavra devagar. Viver devagar, saborear cada segundo e cada detalhe. Ler mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *