Costa Alentejana, entre a natureza e o mar

costa alentejana

Adoro esta faixa de terra, natureza e praias, que se estende ao longo de toda a costa alentejana até ao Algarve. Todos os anos tentamos passar uns dias por estes lados, seja num fim-de-semana a dois, com amigas (como foi o caso, desta vez) ou numas férias em família. Voltamos sempre aos nossos sítios preferidos e acabamos sempre por descobrir sítios novos. 

Desta vez ficámos na zona de São Teotónio, perto da Zambujeira do Mar, no Pé no Monte.

O Pé no Monte é um turismo onde se respira a tranquilidade do campo, mas próximo da praia. É ideal para famílias com crianças e tem quartos, estúdios e apartamentos. Tem também várias áreas comuns, bastante espaço ao ar livre e uma sala de jogos com matraquilhos e ping pong. Existem duas piscinas e uma delas tem uma zona pouco profunda, adequada para as crianças. 

Aproveitámos para ir até à Zambujeira, vimos o pôr do sol na praia da Amoreira, fizemos praia na Arrifana e, enquanto o sol não aparecia, passeámos pelo interior. Conhecemos a barragem de Santa Clara, onde encontrámos uma paz incrível no meio da natureza e depois fizemos a serra até Monchique (onde almoçámos, na Charrete) e fomos às caldas de Monchique. Não conhecia e foi um bom passeio!

Quando o tempo melhorou, conseguimos fazer praia na Arrifana e, no último dia, mais acima, perto de Porto Covo, na praia da Samouqueira.

costa alentejana

arrifana

 

Para petiscar e jantar fomos a sítios  já conhecidos, mas sempre apostas seguras! 

Tasca do Bernardo (perto de São Teotónio)

Azenha do Mar

Arte Bianca (Vale da Telha, entre Aljezur e a Arrifana)

Trinca Espinhas (São Torpes)

Pão do Rogil 

Pão, café e companhia  (Vila Nova de Milfontes)

 

Outros sítios, onde não fomos desta vez mas que valem sempre a pena:

Sacas (perto da Zambujeira)

Porto das Barcas (Vila Nova de Milfontes)

Tasca do Celso (Vila Nova de Milfontes)

Cervejaria Mar (Aljezur)

 

E ainda, uma óptima opção também para ficar na Costa Alentejana, mais perto de Vila Nova, as Três Marias. 

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

Escrito por: Francisca

Alfacinha e fã assumida da sua cidade. Nasceu e cresceu em Lisboa e embora adore sair e viajar, gosta sempre de voltar. Gosta de dias de sol, flores campestres, coisas imperfeitas e mergulhos no mar. Ler mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *