Somos mais felizes no Verão?

100 happy days

Este ano o bom tempo tardou a chegar e parece que já andávamos todos a desesperar por sol e calor. Finalmente ele veio em força e amanhã é, oficialmente, o primeiro dia do Verão!

Aproveitei o feriado da semana passada para fazer umas mini-férias com amigas pela costa alentejana. Na altura em que marcámos estes dias, estávamos convencidas que iria dar para praia e piscina. E acabou por dar, mas só nos últimos dois dias. Entretanto, questionava-me: somos mais felizes no verão?

A opinião entre nós era consensual: sim, somos mais felizes no verão – ou pelo menos temos essa sensação.

Os dias ficam mais longos, o tempo convida a roupa mais fresca, o sol doura-nos a pele, podemos dar mergulhos no mar e na piscina, ver o pôr do sol com amigos numa praia qualquer, jantar no terraço sem precisar de casaco, comer caracóis e beber cervejas, comer gelados sem culpas. Tudo fica mais leve e solto. Parece que o mood é afectado directamente pelo clima (o meu é, sem dúvida) e que quando o sol aparece as pessoas andam logo com melhor cara.

100 happy days

Desde que sou mãe então, dei por mim a pensar, sou ainda mais feliz no verão. Não há tantos bichos nem doenças, podemos esticar os dias e aproveitar as horas com luz para brincar ao ar livre. Parece que os horários são mais flexíveis e não há tanta roupa para lavar (e estender).

Este Verão vai ser ainda mais especial, porque vai ser a recta final desta gravidez. Sei que o calor pode vir a dificultar um bocadinho as coisas, mas até agora tenho-me sentido lindamente e confesso que até gosto de ir passear esta barriga para a praia 🙂

E no Inverno, somos infelizes?

Claro que também há coisas boas no Inverno e no tempo mais frio. Claro que também podemos ser felizes à lareira com um copo de vinho e petiscos, debaixo de uma manta a ver um filme no sofá ou adormecer a ouvir a chuva lá fora. Acho que, como em tudo na vida, o bom de tudo é haver equilíbrio, dias mais frios para darmos valor aos mais quentes e vice-versa. Infelizmente o aquecimento global e as alterações climáticas são uma realidade cada vez mais evidente e isto anda tudo meio trocado. Mas este Verão é mais do que desejado, mais do que bem-vindo e traz com ele a certeza de dias longos e felizes!

100 happy days

Temos cerca de 90 dias de Verão “oficial” pela frente. Se tudo correr como previsto, cerca de 100 até esta bebé vir cá para fora. E isto fez-me lembrar o 100 happy days – conhecem?

O 100 happy days é um projecto internacional que basicamente nos desafia a ser felizes por 100 dias consecutivos. Podemos pensar: como assim? Mas a graça disto está mesmo em desafiarmo-nos a nós próprios a encontrar coisas boas em cada dia, por mais pequenas que sejam – há sempre qualquer coisa! Podem ver todas as “regras” aqui. A minha preferida: “não é uma competição de felicidade, ou um concurso de exibicionismo. Se tentares agradar aos outros ou fazer-lhes inveja com as tuas imagens – perdeste mesmo antes de começar.”

A partir de amanhã, vou partilhar no instagram momentos ou coisas que façam parte dos meus #100happydaysofsummer – quem se junta? (no Verão então, fica ainda mais fácil, certo?!)

SaveSave

SaveSave

SaveSave

Escrito por: Francisca

Alfacinha e fã assumida da sua cidade. Nasceu e cresceu em Lisboa e embora adore sair e viajar, gosta sempre de voltar. Gosta de dias de sol, flores campestres, coisas imperfeitas e mergulhos no mar. Ler mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *