Herdade da Maxuqueira, um alentejo diferente

Procurávamos um sítio para passar uns dias tranquilos, em família. Onde, se o tempo permitisse, pudéssemos aproveitar a piscina e o ar livre, mas também passear e conhecer coisas novas. Encontrámos tudo isto na Herdade da Maxuqueira.

Marcámos um fim-de-semana no início de junho, com a esperança de já apanhar bom tempo. Não estava bom ao ponto de aproveitarmos a magnífica piscina com vista para a planície, mas ainda assim deu para passear e aproveitar bastante.

Chegámos à Maxuqueira na sexta-feira ao final do dia, com o sol quase a pôr-se. A luz (não fosse a magic hour) e a simpatia da Sofia e do Zé Maria, os proprietários da herdade, foram o acolhimento perfeito.

O monte tem 10 quartos, que ocupam o que em tempos foram garagens e armazéns agrícolas da herdade. Os quartos são acolhedores, com uma decoração típica e enquadrada na paisagem envolvente. Pela janela vemos a planície dourada, uma sensação de estar mesmo no meio da natureza e do campo.

O pequeno-almoço é preparado todos os dias com produtos locais e caseiros e servido numa das salas da casa principal.

A simpatia e a descontracção com que somos recebidos e tratados ao longo dos dias faz-nos mesmo sentir em casa – aliás, é mesmo este o objectivo da Sofia e do Zé Maria. Conversamos um pouco sobre a herdade, sobre os sítios para explorar e outras coisas e coincidências da vida.

O monte pode ser todo reservado por um grupo de amigos, por exemplo. Neste caso, vários serviços podem ser feitos à medida. Um churrasco na zona da piscina, jantares ou passeios, são só alguns exemplos de actividades que é possível organizar.

 

Não conhecíamos bem esta zona do Alto Alentejo e foi a oportunidade perfeita para passear e explorar aldeias, castelos, barragens e praias fluviais.

Fomos a Castelo de Vide, almoçámos na Portagem (no Sever, mesmo junto ao rio) e passámos boa parte da tarde a explorar as ruazinhas e o castelo de Marvão. Ainda fomos à barragem da Apartadura e ao final do dia fomos à praia fluvial do Alamal para ver o pôr do sol, enquanto petiscávamos uns caracóis.

Foi um fim-de-semana perfeito, do qual guardamos óptimas recordações e em que ficou a vontade de voltar (também para experimentar a piscina, que não chegámos a aproveitar e deixei por fotografar – para a próxima!)

Herdade da Maxuqueira (Gavião, Portalegre)

www.herdadedamaxuqueira.pt

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

Escrito por: Francisca

Alfacinha e fã assumida da sua cidade. Nasceu e cresceu em Lisboa e embora adore sair e viajar, gosta sempre de voltar. Gosta de dias de sol, flores campestres, coisas imperfeitas e mergulhos no mar. Ler mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *